strytegy logo

Como melhorar sua Análise SWOT?

Author picture

Strytegy

Você quer levar sua Matriz SWOT para o próximo nível? Veja a seguir um passo a passo para gerar planos concretos a partir da sua análise estratégica.

Publication cover

Apesar de ser bem simples, a Matriz SWOT é uma ferramenta poderosa para ajudar empresas a pensarem no seu planejamento estratégico. É uma forma visual e rápida de olhar para dentro e pensar seus pontos fortes e fracos, e então olhar para fora, para identificar oportunidades e ameaças ao seu negócio. 

Porém, a SWOT não garante por si só um planejamento bem-sucedido. O ponto mais importante, e talvez o mais difícil, é entender como transformar essa análise em estratégias concretas, e traçar um plano de ação para sua equipe. 

Para ajudar nesse ponto, Heinz Weihrich criou a TOWS (SWOT ao contrário), uma variação da SWOT que ajuda a criar estratégias tirando máximo proveito dos seus pontos fortes e minimizando o risco dos pontos fracos. 

Para aplicar esse métodos, o primeiro passo é montar a sua Matriz SWOT normalmente, listando Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Em seguida, deve-se fazer uma análise cruzada do ambiente interno e externo, para que sejam delineadas estratégias para cada combinação:

  • SO (Forças e Oportunidades): Como suas Forças podem te ajudar a aproveitar as Oportunidades no mercado?

  • ST (Forças e Ameaças): Como suas Forças podem te ajudar a minimizar as Ameaças do mercado?

  • WO (Fraquezas e Oportunidades): Como você pode usar as Oportunidades no mercado para superar suas Fraquezas?

  • WT (Fraquezas e Ameaças): Que tipo de estratégias defensivas você pode montar para minimizar Fraquezas e Ameaças ao mesmo tempo?

A seguir, vamos apresentar um passo a passo mais detalhado para te ajudar a aplicar a TOWS e levar a sua análise estratégica para o próximo nível.

Passo 1: Matriz SWOT

O primeiro passo da TOWS é nada mais nada menos do que fazer uma análise SWOT. Comece analisando o ambiente interno da sua empresa, e liste as suas Forças (Strengths) e Fraquezas (Weaknesses). Em seguida, reflita sobre o mercado e o contexto em que você está inserido, e liste as Oportunidades (Opportunities) que podem ajudar sua empresa e Ameaças (Threats) que podem colocar seu negócio em risco. 

Apesar de parecer bem simples e resumida, uma boa Matriz SWOT exige uma quantidade considerável de pesquisa e reflexão para ser preenchida corretamente. Quanto mais você se debruçar sobre os dados do seu negócio e envolver outras pessoas e departamentos, mais completa e acurada será a sua listagem de Forças e Fraquezas. Da mesma forma, não será possível identificar corretamente Ameaças e Oportunidades relevantes sem ter um bom entendimento dos seus concorrentes, das tendências do mercado, dos hábitos de consumo dos seus clientes e do cenário macroeconômico como um todo. 

Se você ainda não possui um entendimento profundo sobre esses pontos, o melhor a fazer é se dedicar à pesquisa durante um tempo.

Quando estiver pronto para montar sua Matriz, você pode escrever tudo em um papel, ou usar um template digital gratuito, como esse aqui

Passo 2: SO - Forças e Oportunidades

Com a SWOT pronta, passamos enfim para a TOWS. 

O método propõe começar refletindo sobre como as Forças da sua empresa podem te ajudar a aproveitar as Oportunidades que se apresentam no mercado. Por exemplo, um dos seus pontos fortes pode ser um time de desenvolvimento de produtos muito rápido e experiente, o que pode te ajudar a ser o primeiro a lançar um produto que atenda a uma nova demanda dos consumidores. 

Mas o importante aqui é não deixar nada abstrato. Se você identificou uma Força que pode te ajudar, trace uma estratégia concreta e acionável para descrever como você aproveitaria essa característica para ir atrás de uma oportunidade. Essa estratégia deve ser capaz de se desdobrar em planos de ação para a sua equipe. 

Passo 3: ST - Forças e Ameaças

A próxima análise cruzada vai observar como as suas Forças podem te ajudar a lidar com as Ameaças que aparecem no mercado. 

Existem muitos novos entrantes na sua categoria? Talvez uma reputação e tradição fortes (Força) possam te ajudar a diminuir os riscos dessa Ameaça para o seu negócio. Que tipo de estratégias sua empresa pode aplicar para se aproveitar da reputação e sair na frente das novas concorrentes?

Passo 4: WO - Fraquezas e Oportunidades

Aqui, o movimento é inverso: ao invés de olhar para um ponto forte para lidar com fatores externos, vamos olhar para as Oportunidades do mercado para identificar formas de mitigar nossas próprias Fraquezas. 

Talvez sua empresa tenha dificuldade de inovar, por ter produtos já muito bem estabelecidos e uma cultura resistente à mudança. Ao mesmo tempo, o mercado pode estar cheio de novas empresas surgindo com ideias inovadoras e ávidas por investimento. Investir ou adquirir uma dessas empresas pode ajudar a trazer mais inovação para o seu negócio, utilizando uma Oportunidade para mitigar a sua Fraqueza. 

Passo 5: WT -  Fraquezas e Ameaças

Essa última análise te incentiva a pensar em estratégias defensivas.

Nem sempre é fácil investir dinheiro e esforço apenas para defender-se e manter sua posição atual, já que é muito mais interessante pensar apenas em estratégias de crescimento. Por isso mesmo, a TOWS te incentiva a pensar em estratégias que possam combater suas Fraquezas e Ameaças ao mesmo tempo, otimizando o uso dos recursos. 

No início da pandemia da Covid-19, muitos restaurantes se viram em uma situação em que os consumidores não estavam mais dispostos a sair para fazer suas refeições (Ameaça), ao mesmo tempo em que tinham que arcar com altos custos fixos devido à sua estrutura física (Fraqueza). Investir em dark-kitchens e no delivery foram formas que esses negócios encontraram de mitigar os efeitos negativos de uma Fraqueza e uma Ameaça ao mesmo tempo, otimizando esforços. 


Passo 6: Priorização

Com tudo isso pronto, o último passo é priorizar todas as estratégias definidas. Você deve levar em consideração o esforço necessário para realizar cada uma, versus o valor que isso trará para o seu negócio. 

Nesse passo, é muito importante envolver outras pessoas da empresa para ajudarem na definição do nível de esforço e visualizar possíveis “efeitos colaterais” que essa estratégia poderá trazer. Debata e coloque todas as estratégias em ordem, para então passar para um plano de ação concreto de implementação. 

Com esses 6 passos, você vai conseguir levar a sua análise estratégica para o próximo nível, saindo do plano abstrato da SWOT e passando para o desenho de estratégias concretas que se desdobram facilmente em planos de ação. E, como já dissemos, sua análise ficará ainda melhor se você fizer de maneira colaborativa, e envolver outras pessoas do negócio. 

Para isso, use e abuse de ferramentas digitais com colaboração em tempo real. No Strytegy, oferecemos um espaço online gratuito onde você e seu time podem usar o Template de SWOT e um Quadro Branco Infinito para montar sua análise estratégica e utilizar todo o potencial da TOWS. Basta criar uma conta gratuita e começar a usar.