strytegy logo

Como criar um BMG Canva (Canva de Modelo de Negócio)

Author picture

Strytegy

O Canvas BMG é uma forma eficiente, visual e dinâmica de pensar e representar o modelo de negócios de uma empresa. Descubra como criar o seu!

Publication cover

O que é um Canvas BMG?

O Business Model Generator, também conhecido como Business Model Canva ou, em português, Canvas de Modelo de Negócios, é uma ferramenta utilizada para criar e descrever um plano de negócios para empresas. Essa ferramenta foi criada por Oscar Osterwalder, e acabou se tornando algo amplamente usado por empreendedores para representar seus modelos de maneira concisa, eficiente e dinâmica. 

Montar um modelo de negócios não é uma tarefa fácil, e explicá-lo para outras pessoas pode ser ainda mais complicado. No passado, e em alguns casos ainda hoje, as pessoas descreviam detalhadamente todos os pontos do seu negócio, o que podia preencher páginas e páginas. E numa época dinâmica, de constante mudança e ritmo acelerado, como a que vivemos hoje, esse modelo acaba ficando rígido demais. 

O BMG Canvas inovou na maneira de representar esse planejamento, condensando todos os pontos-chave do negócio em apenas uma página, de maneira que qualquer pessoa consegue ter uma visão do todo rapidamente. O Canva é formado por algumas sessões: 

  • Parcerias chave;

  • Atividades chave;

  • Proposta de valor;

  • Recursos chave;

  • Relacionamento;

  • Canais;

  • Segmentos de clientes;

  • Estrutura de custo;

  • Fonte de receita.


Juntas, essas categorias conseguem descrever claramente a proposta do negócio, e vamos falar detalhadamente sobre cada uma mais na frente. 


Como o Business Model Canva pode te ajudar?

O Canva pode ser aplicado a praticamente qualquer empresa. A sua aplicação mais comum é para novos negócios, mas ele também pode ser usado por empresas que já tem um modelo montado.

Para novos negócios, essa ferramenta traz uma série de vantagens. Primeiro, qualquer empreendimento que está começando, sobretudo aqueles que estão tentando gerar alguma inovação no mercado, precisa ter seu modelo de negócios validado. Por isso, é de se esperar que ele mude muitas vezes. Dessa forma, o Canvas se mostra como uma opção dinâmica e simples, fácil de alterar conforme o negócio vai se adaptando e validando suas hipóteses. Além disso, quando chega o momento de conseguir investimento, o BMG é uma ferramenta poderosa para passar todo o panorama da sua ideia para potenciais investidores sem precisar de muito tempo. 

Para empresas mais estabelecidas, a aplicação do Canvas pode não parecer tão óbvia, mas ele continua sendo uma ferramenta igualmente útil. Descrever o seu modelo de maneira visual vai te dar uma visão do todo, o que pode revelar problemas e oportunidades de melhora. Num mercado competitivo como o atual, o aprimoramento constante do modelo de negócios vai ajudar a manter a sua empresa relevante, inovadora e à frente da concorrência. 


Como preencher o Canva BMG?

Com todas as informações na cabeça, está na hora de colocar tudo no papel. Veja a seguir como preencher cada um dos campos:


1. Parcerias Chave

Aqui você deve listar os parceiros mais importantes do seu negócio, sejam eles fornecedores, prestadores de serviço, ou outro tipo de parceria relevante. Isso te ajuda a entender de quais outras empresas o seu negócio depende, a fim de que você possa manejar o relacionamento com elas no longo prazo. 


2. Atividades Chave

Liste todas as atividades essenciais para o seu negócio. Pergunte a si mesmo: quais atividades que realizamos aqui, e são a base para o funcionamento saudável da empresa? Não há uma receita de bolo sobre quais processos devem ser listados aqui, pois isso varia muito de setor para setor, ou mesmo de empresa para empresa. Essas atividades mantêm o seu negócio funcionando, e um problema no andamento delas pode comprometer significativamente o resultado da empresa.

Tome cuidado para não listar atividades demais nessa fase. Aprenda a priorizar: se tudo for importante, nada será. 


3. Proposta de Valor

Esse é o ponto chave do seu negócio. É o motivo pelo qual você o criou. Basicamente, nessa etapa você deve pensar em qual problema do consumidor você está se propondo a resolver, na solução que seu negócio oferece, e no que diferencia você dos seus concorrentes. Identificar os pontos de diferenciação é algo fundamental, pois é em torno desses pontos que você deve estruturar o seu negócio, e é neles que você deve investir. Por exemplo, se você se propõe a ser o mais barato, e concorrer por preço, deve prestar muita atenção na sua estrutura de custos. Se você vai ser um produto premium, o relacionamento com os clientes é chave. 


4. Recursos Chave

Aqui, pense em tudo que o seu negócio precisa ter para operar. Podem ser recursos físicos, como instalações, materiais ou máquinas. Ou então recursos intangíveis, como propriedade intelectual. Novamente, a regra é a priorização: não liste um número excessivo de recursos e tente se concentrar naqueles que de fato trazem valor para o seu negócio e são essenciais para que ele possa funcionar.


5. Relacionamento

Nessa etapa, mudamos o foco para o cliente. O relacionamento com os clientes é uma das principais formas de diferenciar o seu negócio e superar os concorrentes. Um cliente satisfeito pode voltar para comprar novamente, e indicar o seu produto para conhecidos. Defina aqui como será o contato com o seu cliente, seja ele digital ou físico. Quais processos serão fundamentais para estabelecer esse contato de maneira eficiente e garantir o encantamento dos consumidores atendidos. 


6. Canais

Agora que você já definiu como vai ser o contato com os seus clientes, pense em quais canais você vai utilizar, não apenas na comunicação, mas também para fazer chegar os seus produtos e serviços até as suas mãos. Você vai fazer um marketing digital pelas redes sociais ou vai optar por algo mais tradicional com panfletos e outdoors? Vai ter lojas físicas ou vender em marketplaces virtuais? Tudo isso deve ser pensado de acordo com o relacionamento que você quer estabelecer com eles, e com a proposta de valor do seu negócio. 


7. Segmentos de Clientes

Quando você vislumbra uma oportunidade de negócio, é fundamental pensar no público; para que o seu produto ou serviço se destina? Algumas empresas visam um mercado de nicho, com características de público muito restritas e bem definidas. Enquanto isso, outras optam por um negócio de massa, que deve apelar para diversos perfis. Nem sempre o público está claro no início de um novo negócio, mas é importante começar de algum lugar e sempre fazer pesquisa para ir conhecendo aos poucos quem são seus clientes. Liste nesse campo, portanto, as informações demográficas e psicográficas que tenham a ver com o perfil do seu público. 


8. Estrutura de Custo

Aqui é o ponto de pensar na viabilidade do seu negócio. Pense nos custos que a sua operação vai gerar, divida-os em variáveis e fixos. Colocar no papel os principais custos da sua empresa vai te ajudar a pensar em otimizações no futuro, pois ficará claro quais atividades são mais custosas. Relacionar os custos com as atividades e recursos chave vai ajudar a entender se você está gastando dinheiro nos locais certos. 


9. Fontes de Receita

Finalmente, você deve pensar em como vai monetizar o seu negócio. As empresas podem começar com uma ideia, um propósito, mas no final das contas elas precisam se sustentar e pensar em como vão gerar receita a partir de um produto ou de um serviço. Pense aqui em todas as fontes de receita que você vai conseguir gerar, de produtos, serviços, investimentos, o que for. 


Dicas para montar o seu BMG Canva

Agora você já entendeu todas as sessões do Business Model Canvas e pode começar a colocar o seu modelo de negócios no papel. Mas, antes de sair preenchendo, veja algumas dicas para tornar o processo mais tranquilo.


1. Pesquise muito

Como já falamos aqui, o BMG é uma representação mais visual e concisa do seu modelo, mas por trás de toda essa simplicidade estão todas as informações relevantes para o seu negócio. Para que você consiga preencher corretamente cada campo será necessário fazer muita pesquisa e reflexão, então não saia preenchendo apenas com chutes.

2. Seja flexível

A ideia do Canvas é ser uma ferramenta dinâmica, que te acompanha à medida que seu negócio se adapta às condições do mercado. Por isso, muitas pessoas preenchem os campos usando post-its, que podem ser removidos e adicionados com facilidade. No mundo digital de hoje, existem ferramentas que te permitem preencher um canvas virtualmente, sem perder essa flexibilidade. No Strytegy, temos um template exclusivo de BMG canvas, que você pode preencher com post-its digitais, sem medo de perder as suas informações. Clique aqui para experimentar nosso  template gratuito.


Com as ferramentas certas e muita dedicação, montar o seu BMG Canvas pode ser o primeiro passo para tirar aquela ideia inovadora do papel, ou para mudar o rumo da sua empresa e sair na frente da concorrência.