strytegy logo

Como engajar seus alunos em uma aula online?

Author picture

Strytegy

Veja algumas dicas para prender a atenção dos alunos e aumentar a participação durante uma aula online.

Publication cover

O Ensino à Distância já vinha aparecendo como tendência há alguns anos, porém, a pandemia acelerou exponencialmente a adoção dessa prática nas mais diversas instituições de ensino. Com isso, muitos professores tiveram de se adaptar à realidade das aulas online, e até hoje a adaptação a esse modelo não é perfeita.

Um dos principais desafios do mundo virtual é manter o engajamento dos alunos num ambiente que muitas vezes não favorece a colaboração e participação ativa, e que oferece diversas distrações. Criar aulas participativas e que prendam a atenção da turma não é tarefa fácil, e por isso listamos aqui alguns recursos que podem ajudar.

Separamos nossas dicas em três grandes grupos: o primeiro reúne formas de diversificar a sua forma de apresentar conteúdo; o segundo vai te ajudar a criar experiências colaborativas durante a aula; e o terceiro vai mostrar formas de cultivar a participação fora da sala de aula também. 

Recursos para apresentar seu conteúdo

Com um tempo de atenção das pessoas ficando cada vez menor, é importante encontrar maneiras de estar sempre chamando atenção do público de volta. Uma forma de fazer isso é diversificando a sua forma de apresentar conteúdo: misture vários recursos diferentes! 

A maioria dos professores utiliza slides em suas aulas, mas a internet te permite incluir diversos outros tipos de conteúdo nas suas apresentações. A forma mais simples de fazer isso é adicionando um vídeo que se relacione com o conteúdo. Você pode encontrar diversos exemplos no youtube. 

Outra ideia é investir em métodos de ensino mais visuais, como por exemplo a criação de diagramas, fluxos, infográficos ou mapas mentais. Existem ferramentas totalmente gratuitas, como o Strytegy, que te oferecem uma experiência de lousa virtual onde você pode criar todos esses esquemas, seja antes da aula, seja ao vivo. 

O importante é não utilizar apenas uma dessas ferramentas, mas alternar entre slides, esquemas, vídeos, e o que mais você conseguir pensar para tornar as aulas mais dinâmicas.

Criando experiências colaborativas em sala

Mesmo variando bastante a forma de apresentação, os alunos podem acabar ficando cansados se a aula virar um monólogo ininterrupto. Por isso, muitos professores tentam criar momentos de colaboração e participação da turma. Pode parecer que isso é mais difícil no ambiente online, mas a verdade é que existem diversas ferramentas que podem tornar essa colaboração possível e até mesmo divertida.

Que tal, por exemplo, criar um quizz ou um jogo que seus alunos podem responder em tempo real? A ferramenta Kahoot, por exemplo, permite criar essas experiências e compartilhar questionários com um simples link. 

Você também pode criar dinâmicas e exercícios para serem preenchidos pelos alunos em tempo real durante a aula. Que tal desafiar seus alunos a montarem um mapa mental sobre o que acabaram de aprender? Ou fazer um brainstorming para encontrar uma solução de um estudo de caso apresentado em sala? Para criar essas experiências, você precisa de uma plataforma que te dê liberdade para criar e permita que os alunos colaborem ao mesmo tempo. No Strytegy você consegue fazer tudo isso sem precisar pagar para ter sua conta.

Colaboração fora da sala de aula

Por mais que a experiência durante a aula seja o momento mais importante da interação entre aluno e professor, o ensino à distância também pode ser muito proveitoso quando você aproveita as formas de colaboração assíncrona para complementar a experiência de aprendizado. 

Uma das principais maneiras de promover esse engajamento fora da aula é através de fóruns de discussão online, onde os alunos podem expor suas opiniões, tirar dúvidas e ajudar uns aos outros nos estudos. O professor deve incentivar o uso dessas plataformas e mediar os debates. O Slack, por exemplo, pode ser uma plataforma interessante para criar esses diálogos.

Outra maneira menos tradicional de promover esse engajamento é através de templates. Muitas vezes, professores criam metodologias próprias ou esquemas que facilitam o estudo ou o entendimento de determinado assunto. Essa metodologia pode virar um template, que nada mais é do que uma sequência de campos, perguntas, itens que o aluno pode preencher para chegar mais facilmente no entendimento ou na solução que deseja. Você pode criar templates exclusivos para a sua disciplina e compartilhá-los com seus alunos, incentivando-os a preenchê-los em casa. Para professores de negócios, o Strytegy tem diversos templates prontos na biblioteca, mas você também pode usar as formas disponíveis no quadro branco para criar os seus próprios templates também.

Conclusão

Engajar uma plateia nunca é tarefa simples, ainda mais em um ambiente online. Mas esperamos que com essas dicas você consiga melhorar a experiência dos alunos dentro da sala de aula e potencialize a participação e a aprendizagem da turma!