strytegy logo

Como fazer um Brainstorming online?

Author picture

Team Strytegy

Fazer uma reunião de Brainstorming online pode ser um grande desafio. Cada um está em um local diferente, você não consegue colocar post-its nas paredes... Mas o trabalho remoto está aqui para ficar e equipes em todo o mundo estão se adaptando a essa nova realidade, o que inclui a passagem de todo o processo criativo para o ambiente virtual. Com as ferramentas e mentalidade corretas, um processo de Brainstorming online pode ser tão produtivo quanto o presencial.

Publication cover

O que é, e para que serve o Brainstorming?

Você já ouviu a frase: “Duas cabeças pensam melhor do que uma”? Esse ditado resume bem a ideia por trás da técnica conhecida como Brainstorming, ou, como falamos em português, “Tempestade de ideias”.

Criada em 1948 pelo publicitário Alex Osborn, essa técnica é ideal para promover o processo de ideação em grupos, e tem sido usada por equipes há décadas para potencializar a criatividade na inovação e resolução de problemas. 

O princípio do Brainstorming é simples: você cria um espaço aberto para todos contribuírem com ideias sobre determinado tema (um problema a ser resolvido, uma campanha nova de marketing, um produto, etc.), e em seguida promove uma discussão para aprofundar nas sugestões e selecionar as melhores. 

A fase inicial em que todos expõem suas ideias é justamente o que dá o nome à técnica, e é uma parte fundamental do processo. Aqui, é importante que não haja nenhum tipo de julgamento, e que as pessoas se sintam confortáveis para contribuir livremente, pois a variedade de sugestões é o que ajuda o time a sair da zona de conforto. Já a discussão e seleção das ideias é algo mais demorado e criterioso. Apesar de ainda envolver criatividade, essa parte do processo exige que o grupo pense na viabilidade de cada solução, em possíveis problemas que possam surgir, e nos objetivos centrais que precisam ser cumpridos

Brainstorming online?

Desde 2020, o trabalho remoto vem se tornando cada vez mais presente no dia a dia das empresas, e o futuro já aponta para uma expansão cada vez maior do trabalho híbrido. Essa realidade impõe certos desafios, sobretudo para a dinâmica de colaboração e ideação dos times. O Brainstorming, por exemplo, é tipicamente conduzido com a equipe inteira em uma sala, com quadros cobertos de post-its nas paredes, repletos de ideias. Como reproduzir toda essa dinâmica num universo online?

Apesar de parecer difícil, o Brainstorming pode sim ser realizado online e, com as práticas e ferramentas certas, pode ser até mais interessante do que o presencial.

Vantagens do Brainstorming Virtual

O trabalho remoto já oferece uma série de vantagens para o dia a dia do trabalho, que favorecem a colaboração. Por exemplo, podemos trocar com pessoas de todo o mundo, formando times diversos e com perspectivas diferentes sobre um mesmo problema. Mas além dessas vantagens, o processo de ideação online também tem algumas particularidades que podem ser benéficas para o seu time.

Primeiro de tudo, fazer a sua troca de ideias online facilita o registro de todos os avanços do grupo. Numa sessão de Brainstorming presencial, é comum anotar tudo em post-its espalhados em quadros e paredes. Isso com certeza não é um sistema adequado de registro, não é mesmo?. Num ambiente online, tudo que for escrito já fica anotado e não se perde, ficando fácil revisitar as ideias posteriormente e ter até mesmo um histórico de todas as suas sessões criativas. 

Segundo, o ambiente virtual favorece a participação de pessoas mais tímidas. Um dos maiores problemas da Tempestade de ideias é que algumas pessoas não se sentem confortáveis para se expor na frente de todo o grupo, e acabam não participando tanto. Num ambiente online, as pessoas podem escrever ao invés de falar suas sugestões, e também é possível permitir que cada um contribua de forma anônima. Assim, a barreira da timidez é vencida e o grupo pode aproveitar a visão de pessoas que normalmente participariam pouco. 

Como aproveitar ao máximo o seu Brainstorming online

Como acontece com qualquer outra mudança, passar o seu processo de ideação para o ambiente virtual também exige um período de adaptação. Para aproveitar ao máximo o potencial dessa técnica, confira algumas dicas para fazer uma sessão de Brainstorming online efetiva:

1- Escolha uma ferramenta adequada

Para tornar o processo mais humano e espontâneo, e estimular a criatividade, é importante investir em ferramentas adequadas para realizar a sua reunião de ideias. No Strytegy, você conta com uma ferramenta integrada de chamada de vídeo e quadro branco, onde seu time pode conversar e colar post-its com suas ideias livremente, como se estivesse em um ambiente presencial. 

2- Prepare-se para a reunião

Nem sempre é fácil iniciar um processo de ideação, especialmente quando as pessoas na reunião são de diferentes equipes ou níveis de hierarquia. Por isso, tente criar alguma atividade de “quebra-gelo” antes de iniciar o processo de Brainstorming em si, pois é importante que todos estejam confortáveis para colaborar e contribuir.

3- Use templates

Se você não sabe por onde começar a sua sessão de ideação, pode ser útil procurar por templates prontos, feitos por pessoas que já passaram por situações semelhantes à sua. Os templates oferecem uma sequência de perguntas, conceitos ou pontos de reflexão que o time deve percorrer para chegar com mais clareza no objetivo final daquela sessão. Por exemplo, o Strytegy possui o template da Proposta de Valor Elevada, que ajuda o time a ir respondendo questões acerca de seus valores, visão de futuro e desafios planetários, até chegar na Proposta de Valor Elevada.

Conclusão

Quando o assunto é criatividade e colaboração, é comum pensarmos que o ambiente online é muito frio ou automatizado, e que não há como evitar perdas de qualidade. Mas, com as ferramentas certas e uma adaptação no processo, é possível criar uma realidade tão colaborativa quanto a presencial, com todas as facilidades que o virtual e o remoto oferecem.