strytegy logo

Como fazer Mapas de Impacto (Impact Mapping)?

Author picture

Strytegy

Mapas de Impacto são uma ótima ferramenta para ajudar no planejamento das funcionalidades de um produto. Descubra como usar esse método!

Publication cover

Mapas de Impacto (Impact Mapping, em inglês) são uma técnica visual que ajuda a colocar a construção de funcionalidades de um produto em contexto, contribuindo para o alinhamento entre o time de desenvolvimento e gestores do negócio. A ideia é pensar no desenvolvimento do produto a partir dos objetivos de negócio que precisam ser atingidos, dos principais stakeholders envolvidos e dos impactos que desejamos provocar em cada stakeholder para atingir a meta. 

Todas essas informações são organizadas em uma Mapa Mental, formato que facilita a colaboração de todos os envolvidos na definição da estratégia e permite rápida compreensão e adaptação. 

Além de promover o alinhamento, essa técnica pode ser usada para priorização do backlog de um produto, uma vez que deixa clara a relação entre cada funcionalidade e as metas da organização.

Por que usar essa técnica?

A primeira vantagem de utilizar esse método é a agilidade que ele proporciona. Por ser feito através de um mapa mental, ele estimula a colaboração, pode ser facilmente compreendido por qualquer pessoa, e permite rápida adaptação.

Outra vantagem é facilitar a mensuração do sucesso de cada entregável. Uma vez que cada funcionalidade está relacionada a um impacto e um objetivo, o seu sucesso pode ser medido a partir desses fatores, facilitando também o entendimento dos gestores de negócio a respeito do andamento do produto. 

Por fim, talvez uma das principais razões para utilizar Mapas de Impacto é evitar desperdícios. Colocando as funcionalidades em contexto, você adquire foco e evita gastar o tempo da sua equipe com o desenvolvimento de algo que não vai contribuir para o objetivo definido.

Como montar um Mapa de Impacto?

Como já mencionado, o Mapa de Impacto consiste em um Mapa Mental. Logo, antes de começar você precisa ter em mãos as ferramentas adequadas para montar um. Se você vai construí-lo em uma reunião presencial, tente conseguir um quadro onde você possa colar post-its ou desenhar. Se estiver trabalhando em um time remoto, você pode utilizar ferramentas gratuitas de quadro branco digital, como o Strytegy.

mapa de impacto.PNG

Todo mapa mental começa com uma ideia central. Nesse caso, a ideia central será o objetivo de negócio que precisa ser atingido. 

A partir dessa ideia, você deve adicionar todos os atores que podem influenciar o atingimento do seu objetivo. Isso pode incluir as pessoas que podem te ajudar ou prejudicar no atingimento da meta, os clientes e usuários do produto e as pessoas que serão impactadas. 

A partir de cada ator, você vai criar novos ramos indicando os impactos que você pretende gerar. Ou seja, como o comportamento daquele ator precisa mudar para que ele me ajude a atingir minha meta?

Com isso, você já tem um mapa mental com três níveis: objetivo, atores e impactos. O último nível vai conectar todo esse contexto com o desenvolvimento do produto em si. Nesse momento, você deve criar novos ramos indicando o que precisa ser feito ou desenvolvido para provocar essas mudanças de comportamento, que por sua vez vão contribuir para o objetivo central. 

Pronto! Depois de passar por todos esses quatro níveis, você terá uma visão clara de como as funcionalidades se relacionam com as metas da sua organização e isso facilitará a tomada de decisão para priorização do desenvolvimento.

Conclusão

Os Mapas de Impacto são uma técnica simples mas poderosa para priorizar a construção de um produto a partir do contexto em que ele se insere, levando em consideração objetivos de negócio e os principais stakeholders. Mais do que apenas uma ferramenta, eles são um convite para a colaboração que ajuda a alinhar a equipe de desenvolvimento com os principais gestores do negócio, de forma a garantir que o produto está caminhando para a direção correta e evitar desperdícios de tempo e esforço.

Quer experimentar essa técnica? Comece a construir o seu Mapa de Impacto no Quadro Branco do Strytegy e veja como ela pode ajudar no seu planejamento de produto.