strytegy logo

Por que o Feedback é tão difícil, e como facilitar esse processo?

Author picture

Strytegy

Entenda qual é a importância do feedback, por que ele pode ser tão difícil para os funcionários, e como torná-lo mais fácil e eficaz para todos.

Publication cover

Chegou a época do feedback na empresa, e a tensão logo se espalha entre os funcionários. Tanto naqueles que são responsáveis por dar o feedback, quanto para aqueles que vão recebê-lo. 

Fato é que o processo de feedback é extremamente importante para o desempenho e desenvolvimento de qualquer empresa ou profissional. Sem esse momento, um tanto quanto desconfortável, não temos como saber se estamos atendendo às expectativas do nosso time, nem corrigir nossos erros.

E mesmo aqueles que reconhecem toda a importância desse processo ainda sentem um enorme desconforto quando chega a hora do feedback. E esse desconforto está presente nas duas pontas: de quem fala e de quem ouve. 

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre por que o feedback é um processo tão custoso para os funcionários e gerentes, e como podemos melhorar e superar essas dificuldades.


Por que o feedback é importante?

Para começar, vamos entender por que afinal esse processo é tão importante. E para isso, vamos olhar em três níveis diferentes: individual, de grupo e de organização. 

Quando falamos no nível individual, estamos nos referindo a você como profissional. O feedback é o momento em que você vai poder ouvir a percepção de outras pessoas a respeito do que você está fazendo. Isso traz novas perspectivas, que podem mostrar pontos de melhoria que você não conseguia enxergar sozinho, ou mesmo mostrar virtudes que você não percebia que tinha. Isso nos faz avançar profissionalmente e evita que fiquemos estagnados na nossa carreira, e nos dá um direcionamento do que podemos fazer para melhorar cada vez mais. 

Num nível de grupo, estamos pensando em como agimos com outras pessoas no ambiente de trabalho. O feedback dentro de um time pode ajudar a reforçar as relações e a transparência entre os membros da equipe. E, quando feito da maneira correta, pode servir para alavancar o desempenho coletivo, já que os membros ajudam uns aos outros a entenderem suas falhas e melhorarem. O feedback também pode ajudar a resolver problemas, visto que as pessoas são sinceras a respeito do que elas acharam positivo ou negativo nas interações com seus parceiros de trabalho. 

Finalmente, temos o nível da organização como um todo. Estabelecer um processo e cultura saudável de feedback ajuda a melhorar a motivação, e consequentemente o desempenho dos funcionários ao longo do tempo. Quando recebemos algum retorno sobre nosso trabalho, sabemos que outras pessoas estão prestando atenção e valorizando, e por isso nos sentimos mais motivados a dar nosso melhor. E com conversas regulares, os colaboradores sabem onde devem melhorar para atender melhor às suas expectativas e às da empresa como um todo. 



Mas por que é tão difícil dar e receber feedback?

Se todos reconhecemos que o feedback é importante em diferentes níveis, por que tantos sofrem quando chega esse momento?

O principal ponto é que temos a cultura de enxergar o feedback como uma mera avaliação ou crítica, e isso torna o momento desconfortável de antemão. E se engana quem pensa que apenas um lado sente dificuldade. Muitas vezes, o seu gerente pode estar tão ansioso quanto você, especialmente quando é necessário apontar erros e pontos de melhora. 

Quem está na posição de dar o feedback teme que apontar pontos negativos possa prejudicar a relação que tem com a outra pessoa, que será mal compreendida, ou então que o conselho será completamente ignorado. Por outro lado, quem recebe o feedback tem a tendência a levar as críticas para o lado pessoal, o que pode fazer com que elas afetem a sua moral e autoconfiança, ou mesmo que gerem rancor em relação a outra pessoa. 


Como tornar todo o processo mais fácil e mais eficaz?

Como falamos aqui, o processo de feedback não é fácil para nenhum dos lados, e cabe a ambos melhorar essa situação. Podemos nos tornar melhores em dar feedback, assim como em recebê-lo. 

Vejamos primeiro o que você pode fazer para ser um ouvinte melhor na hora de receber feedback:

1- Feedback não é sinônimo de crítica

Entenda esse momento como uma conversa para alavancar o seu desenvolvimento profissional, e não como uma crítica a você ou a sua personalidade. Você não trabalha sozinho, e a opinião de quem convive com você diariamente pode ser muito valiosa para melhorar suas habilidades, tanto socioemocionais, quanto técnicas. 

2- Seja um bom ouvinte

É importante que você dê espaço para a outra pessoa falar, sem ser interrompida, mesmo quando achar que o feedback não é de todo justo. Espere seu momento de falar para expor a sua visão, ou fazer perguntas para esclarecer o seu entendimento, e transforme o feedback em um diálogo que será mais proveitoso para os dois. 

Agora é hora de se colocar na outra ponta. Veja a seguir o que você pode fazer para melhorar o processo de dar feedback para alguém da sua equipe:

1- Foque em comportamentos, não na personalidade

O feedback não é um momento para criticar a personalidade de uma pessoa, mas sim para atentar para pontos positivos ou negativos no seu comportamento no ambiente de trabalho. Focando em comportamentos específicos, você evita que a pessoa entenda aquilo como crítica pessoal, e facilita a procura por soluções. 

2- Não fale apenas do negativo

Ao mesmo tempo que pode ser valioso para um funcionário entender onde ele pode melhorar, é igualmente importante que ele saiba quando está fazendo um bom trabalho. Isso aumenta a motivação e facilita o entendimento de quais são as expectativas da empresa em relação ao seu trabalho. 

3- Deixe o processo mais leve

Feedback não precisa ser uma reunião formal que acontece apenas de vez em quando. Ele pode ser um processo mais natural e contínuo, que acabe se tornando um hábito. Nas metodologias ágeis, por exemplo, o time faz uma retrospectiva a cada sprint de trabalho, onde cada membro expõe os pontos positivos e negativos do trabalho, e tenta encontrar uma solução em conjunto.

No Strytegy, criamos um Quadro de Feedback pensado justamente para facilitar esse processo, tornando-o mais leve, fácil e divertido. Clique aqui para acessar o template gratuitamente. 

Esperamos que com essas dicas o processo de dar e receber feedback fique mais tranquilo para ambas as partes. A ideia é que ele deixe de ser um momento de crítica e tensão e se torne uma conversa que potencializa o desenvolvimento profissional e aumenta a relação de confiança entre as pessoas participantes.