strytegy logo

Cornell: método eficiente para fazer anotações em aula

Author picture

Strytegy

Você sabia que existe um método super eficiente para fazer anotações em aula? Conheça o Sistema de Notas Cornell e leve seus estudos para o próximo nível!

Publication cover

Normalmente, cada pessoa tem uma maneira própria para tomar notas durante as aulas. Alguns usam tópicos, outros saem escrevendo tudo que ouvem, outros são mais visuais e utilizam mapas mentais, símbolos e setas. Mas você sabia que existe um método para fazer anotações mais eficientes? 

Em 1950, o professor Walter Pauk da Universidade de Cornell criou uma maneira diferente de tomar durante a sala de aula, cujo objetivo é estimular o cérebro de várias maneiras para facilitar o estudo e a retenção do conhecimento. Desse jeito, pode parecer que o método é algo muito complexo e difícil de aprender, mas a sua principal vantagem talvez seja a simplicidade.

No sistema Cornell, você dividirá a sua folha em 4 sessões diferentes: uma para o título (que é opcional), uma para as anotações em si, uma para palavras-chave, comentários e perguntas, e uma final para o resumo. Cada parte tem uma função específica para auxiliar no aprendizado e facilitar a retenção do conhecimento.

cornell.PNG

Título

O título é apenas para organizar o tema principal daquela anotação, seja identificando a aula a que ela pertence, o assunto principal, etc. Ele é opcional. 

Anotações

Essa é a área principal, onde você vai de fato anotar aquilo que o professor está falando, escrevendo, ou mostrando nos slides. A ideia é manter o texto curto e objetivo, para facilitar o estudo mais tarde. Tente escrever em frases curtas, utilizar símbolos, abreviações, diagramas, o que combinar melhor com o seu estilo de anotação. 

Tópicos

Nesta área, você deverá escrever pontos-chave que vão ajudar no seu estudo posteriormente. Você pode escrever comentários, palavras-chave do assunto discutido, ou perguntas sobre a matéria. Quando você estiver retomando as anotações para estudar, poderá cobrir a sessão de anotações principais e utilizar esses tópicos para se testar e ver se conseguiu reter todo o conteúdo. 

Resumo

Depois da aula, utilize essa última sessão para criar um breve resumo do conteúdo aprendido. Essa pode ser a parte mais difícil, mas a síntese é uma parte importante do aprendizado: você não consegue resumir a menos que tenha aprendido e consiga identificar os pontos mais importantes.


Preenchendo cada uma dessas partes, você estimula o seu cérebro a pensar sobre o conteúdo de maneiras distintas. Primeiro você anota normalmente na sessão principal, depois precisa se forçar a analisar o conteúdo e identificar os principais pontos que devem ser memorizados posteriormente, e por fim faz um exercício de síntese para criar o resumo da anotação. 

Como dissemos, a principal vantagem desse método talvez seja a simplicidade. Para aplicar o método Cornell, você só precisa de uma folha de papel e caneta. Comece dividindo a folha em três seções na vertical: uma bem estreita no topo para o título, uma maior no meio para suas anotações e uma média em baixo para o resumo. Depois, separe a parte maior em duas colunas: uma menor na esquerda para os tópicos e uma maior na direita para o corpo das anotações. E pronto! Você já pode começar a anotar. Simples, não é?

E se você quiser mais simplicidade ainda e prefere anotar no computador ao invés de escrever no papel, você pode utilizar o template gratuito do Sistema de Notas Cornell no Strytegy, que já vem com toda a divisão de página pronta para você. Basta criar uma conta gratuita e começar a criar suas anotações!