strytegy logo

Lean Canvas: o canvas das startups

Author picture

Strytegy

Saiba como montar um Lean Canvas, o canvas de modelo de negócios ideal para o desenvolvimento de startups.

Publication cover

O que é o Lean Canvas?

O Lean Canvas é um template para a criação de modelo de negócios de forma enxuta adaptado para a realidade das startups. Ele foi criado por Ash Maurya, autor do best-seller Running Lean, e foi inspirado no famoso canvas de modelo de modelo de negócios (BMG) de Alex Osterwalder. Esse canvas substitui 4 dos originais 9 módulos do BMG, a fim de focar em aspectos que são mais relevantes para empresas startups.

As startups são empresas que nascem com o objetivo de gerar uma disrupção no mercado, oferecendo um produto inovador que permitirá atingir rápido crescimento. Justamente por esse caráter de inovação, esses negócios lidam com muita incerteza, e precisam validar algumas hipóteses fundamentais para garantir que estão investindo na ideia certa. E o Lean Canvas contempla esses desafios fundamentais de empresas nascentes.

Por que ele é ideal para startups? 

O Lean Canvas substitui 4 dos 9 campos iniciais do BMG: ao invés de Parceiros-chave, Atividades-chave, Recursos-chave e Relacionamento com clientes, temos Problema, Solução, Métricas-chave e Vantagem Injusta. 

Eric Ries, em seu livro A Startup Enxuta, nos mostra que a startup precisa montar sua operação inicial para validar hipóteses. O problema que estou tentando resolver é real, e tem potencial para me levar a um alto crescimento? A solução que estou construindo é o que resolve o problema dos clientes? Esses testes de hipótese acontecem de maneira sistemática e rápida, e é fundamental ter em mente as métricas corretas para determinar se a hipótese está correta ou não. E é com base nessas ideias que o Lean Canvas coloca os módulos de Problema, Solução e Métricas-chave. 

O módulo da vantagem injusta se relaciona com a própria essência das startups: trazer disrupção para o mercado. Se você não sabe qual é a vantagem competitiva que te destaca dos concorrentes, não conseguirá atingir a escala que toda startup almeja. 

Como montar um Lean Canvas?

Para começar, você precisa da base do template. Você pode desenhá-la ou imprimi-la em papel, ou utilizar um template digital gratuito no Strytegy.

Vamos dividir essa explicação em 2 partes: a primeira fala dos campos que permaneceram iguais a partir do BMG; a segunda fala dos campos modificados. 

lean canvas.PNG

Parte 1: Campos do BMG

1. Proposta de Valor: aqui você deve escrever de maneira sucinta e clara o que a sua empresa agrega na vida dos seus clientes, ou seja, como vocês resolvem o problema desses consumidores de maneira melhor que os concorrentes.

2. Canais: descreva aqui os caminhos que você usa para atingir e entrar em contato com seus clientes. Pode ser o seu site, redes sociais, uma loja física, etc.

3. Segmentos de clientes: descreva aqui quem é o seu público-alvo. 

4. Estrutura de custos: organize os seus principais custos, variáveis e fixos, para dar uma ideia de quanto custa colocar toda essa operação em andamento.

5. Fontes de receita: como a sua startup faz dinheiro? Descreva de onde vem a receita da sua empresa.

Se quiser saber em mais detalhes como preencher esses campos, acesse aqui o artigo que fizemos explicando passo a passo como preencher o canvas BMG.

Parte 2: Campos específicos do Lean Canvas

6. Problema: escreva aqui os 3 problemas fundamentais que a sua startup está tentando resolver. Lembre-se que, nesse momento, você deve estar focado no seu público-alvo, pois os problemas surgem a partir das necessidades dos seus clientes. Mantenha o número de problemas reduzido (no máximo 3), pois é importante que uma startup tenha foco. Os recursos são escassos e mais vale focar em alguns pontos-chave do que tentar resolver tudo de uma vez só. 

7. Solução: o módulo de solução é diferente do de proposta de valor. Aqui você deve descrever as principais funcionalidades / características do seu produto que resolvem os problemas dos clientes. Esse conjunto de problemas e funcionalidades formam as suas hipóteses, para ajudá-lo a verificar se os problemas dos usuários e as soluções que você está desenhando estão alinhadas. Novamente, é importante manter o foco e listar poucas (no máximo 3) funcionalidades.

8. Métricas-chave: Eric Ries também nos fala sobre a contabilidade para inovação. Sempre que uma startup passa por uma iteração de produto, ela deve metrificar o seu aprendizado e ter indicadores claros para definir o sucesso ou fracasso da iniciativa. Liste aqui, portanto, os principais indicadores que determinam o sucesso da sua startup e que te mostram que você está no caminho certo.

9. Vantagem injusta: esse campo se refere ao diferencial da sua empresa, aquilo que a torna única no mercado. Essa vantagem competitiva não pode ser comprada ou facilmente imitada pelos seus concorrentes, podendo ser um time experiente, uma tecnologia inovadora, apoio de especialistas, etc. 

Conclusão

Se você está iniciando um negócio e possui um sonho grande de crescer e mudar as regras do mercado, o Lean Canvas pode ser a ferramenta ideal para guiar os seus esforços. O formato enxuto, semelhante ao BMG, permite rápidas adaptações que se adequam ao ritmo acelerado das startups e vão te ajudar a dar um direcionamento melhor ao seu negócio sem perder agilidade.

Experimente o template gratuito do Lean Canvas no Strytegy! É só criar uma conta e começar a colocar as suas ideias em prática.