strytegy logo

5 Ferramentas para seu Planejamento Estratégico

Author picture

Strytegy

Conheça 5 ferramentas que podem te ajudar a montar um plano estratégico de sucesso.

Publication cover

O planejamento estratégico ajuda o seu negócio a refletir sobre o contexto do mercado, definir objetivos e traçar um plano de ação concreto para o futuro. É um processo que te ajuda a transformar a sua essência, concretizada na Missão, Visão e Valores, até planos executáveis que podem ser aplicados pela sua equipe. 

Nem sempre é fácil exercitar essa visão de futuro e fazer a conexão entre o abstrato e o concreto, mas existem algumas práticas e metodologias que, quando combinadas, podem te ajudar nessa jornada. Resumimos aqui um passo a passo simples de como fazer um planejamento estratégico utilizando todo o potencial dessas ferramentas.

É muito importante que você envolva a sua equipe ao longo de todo esse processo. No Strytegy, disponibilizamos templates para serem usados em cada uma dessas etapas para facilitar o debate em grupo. Se quiser, você pode criar uma conta 100% gratuita e convidar sua equipe para preenchê-los de maneira colaborativa e em tempo real. 

Veja a seguir o passo a passo para montar o seu planejamento estratégico.

Passo 0 - Missão, Visão e Valores

Como já dissemos anteriormente, o planejamento estratégico vai traduzir a essência da sua empresa em objetivos e planos executáveis. Logo, antes de começar a planejar, você precisa ter bem claro o que é essa essência. 

Se você já definiu esses pontos, você pode revisitá-los junto com a equipe antes de iniciar. Faça alterações, caso seja necessário, mas lembre-se de que esses conceitos são um norte para a sua empresa, e devem ser estáveis.

Se você ainda não definiu sua Missão, Visão e Valores, tire um tempo para fazê-lo antes de iniciar esse passo a passo. Para isso, você deve responder a três perguntas: 1) Missão: Qual é a razão de existir da sua empresa?; 2) Visão: Onde a empresa quer chegar no longo prazo?; e 3) Valores: Quais são os princípios fundamentais que regem o funcionamento da empresa?

Os passos a seguir vão te ajudar a concretizar essa essência em um plano de ação que toda a equipe poderá entender e executar.

Passo 1 - Retrospectiva

Antes de começar a olhar para o futuro, reflita sobre o que já passou. Para isso, revisite todos os seus indicadores, observe quais iniciativas tiveram sucesso ou fracassaram, faça uma verdadeira foto da sua organização e una a equipe para debater sobre isso. 

Sugerimos consolidar essas informações em um quadro simples, onde você vai anotar junto com seu time os pontos positivos e negativos do ano que passou, e por fim pensar em como podem melhorar. 

Esse exercício simples vai dar uma clareza maior para que vocês possam focar no futuro e evitar cometer os mesmos erros do passado. 

feedback-novo.PNG

Passo 2 - Análise do Contexto

Sua empresa não atua isolada. Ela está inserida em um cenário influenciado por fatores macroeconômicos, concorrentes, tendências de consumo, entre outros. Assim, não faz sentido iniciar um planejamento antes de entender o contexto em que vocês estão inseridos. 

A melhor ferramenta para te ajudar nessa etapa é a matriz SWOT, em que você irá listar de maneira objetiva quais são as Forças e Fraquezas da sua empresa e quais são as Oportunidades e Ameaças que você enxerga no mercado. Você ainda pode ir além e aplicar a análise TOWS, que nada mais é do que uma análise cruzada dos 4 quadrantes da matriz SWOT que te ajuda a criar estratégias mais concretas para o seu negócio a partir da análise de ambiente. 

Saiba mais sobre a Análise SWOT e TOWS nesse artigo que preparamos para você. 

swot-novo.PNG

Passo 3 - Objetivos e Métricas

Finalmente, está na hora de olhar para o futuro. A técnica dos OKRs, ou Objetivos e Resultados-Chave (Objective Key Results em inglês), é a ferramenta perfeita para fazer a ponte entre o abstrato e o concreto, e traduzir a sua essência em metas mensuráveis. 

O método é bem simples. Com a sua Missão e Visão sempre em mente, comece definindo os seus principais objetivos para o próximo período. Geralmente, os OKRs são feitos a cada três meses, para evitar que fiquem defasados devido às constantes mudanças que ocorrem no mercado e na empresa.

Os objetivos devem ser qualitativos, e descrevem de maneira clara onde o seu negócio quer chegar. Para cada objetivo, defina entre 2 a 5 Resultados-Chave. Esses resultados são quantitativos e mensuráveis, e permitem avaliar e metrificar o cumprimento do objetivo.

Você pode pensar da seguinte forma: Eu vou… (Objetivo)... medido por…(Resultados-Chave). 

okr-novo.PNG

Dependendo do tamanho do negócio, podem ser feitos diferentes níveis de OKRs. É comum ver que uma empresa possui um OKR organizacional, e cada departamento cria o seu próprio sistema de Objetivos e Resultados-Chave. Não importa quantos níveis serão criados: o mais importante é que todos estejam alinhados e façam sentido para atender aos objetivos da empresa como um todo. 

Passo 4 - Criando planos de ação

Muitas vezes, o planejamento estratégico pode se encerrar com os OKRs. A direção está dada, e agora cabe a cada time definir o que será feito para chegar lá. Porém, essa pode ser uma das etapas mais difíceis, pois é a hora de se organizar para criar planos de ação concretos, delegar tarefas e decidir o que será feito primeiro.

Por isso, decidimos incluir aqui duas ferramentas que ajudam justamente nessa organização, e podem fazer toda a diferença na hora de colocar seu planejamento em prática.

A primeira delas se chama 5W2H. A metodologia te incentiva a enumerar todas as iniciativas que serão implementadas e, para cada uma delas,  responder a 7 perguntas:

  • What? (O quê?): Qual é a iniciativa a ser implementada? O que vamos fazer?

  • Why? (Por quê?): Por que estamos propondo essa iniciativa?

  • When? (Quando?): Quando ela será realizada? Qual é o prazo de entrega?

  • Where? (Onde?): Onde essa iniciativa vai acontecer?

  • Who? (Quem?): Quem ficará responsável por ela?

  • How? (Como?): Como será feito?

  • How much? (Quanto?): Quanto custa para implementar essa iniciativa?

5w2h-novo.PNG

Isso ajuda a identificar os responsáveis por cada projeto, organizar prazos e até mesmo planejar o orçamento.

A segunda metodologia que pode auxiliar nessa etapa é o Roadmap. Geralmente utilizado para projetos ou desenvolvimento de produtos, o Roadmap é uma forma de organizar as principais entregas de uma equipe no tempo. Longe de ser um cronograma fixo e exaustivo, ele ajuda o time a entender os principais marcos que precisam atingir e a organizar o tempo para serem capazes de cumprir tudo que planejaram. 

roadmap-novo.PNG

Nenhum passo a passo vai se adequar perfeitamente à realidade de uma empresa. A ideia é oferecer uma base e ferramentas poderosas que podem te ajudar a se guiar nesse processo, abrindo espaço para que você faça suas próprias adaptações.

Como falamos, estamos disponibilizando templates gratuitos para cada etapa do passo a passo, e você pode acessá-los dentro do Strytegy. É só criar a sua conta, convidar sua equipe e começar a planejar!